Nissan é homenageada como marca de destaque no Classic Motorsports Mitty 2018

Ótima notícia para a Nissan no mundo dos esportes a motor: a Nissan acaba de ser escolhida como marca de destaque na Speedfest, a série de competições de carros clássicos organizada pelo clube Historic Sportscar Racing, que acontece durante o festival Classic Motorsports Mitty de modelos de coleção. Na ocasião, o lendário piloto de competições John Morton, que corria pela Datsun/Nissan, fará as honras como Grand Marshal, uma espécie de mestre-de-cerimônias que dá a autorização para ligar os motores.

Em sua 41ª edição, o Mitty – festival mais antigo de corridas de carros históricos e clássicos dos EUA – estará de volta ao icônico autódromo Road Atlanta no fim de semana de 26 a 29 de abril.

Além dos óculos, Morton também é conhecido por ter pilotado um BRE Datsun 510, que o levou à conquista de dois títulos em corridas do Sports Car Club of America, na categoria de carros equipados com motores abaixo de 2,5 litros da série Trans-Am, além de vencer dois campeonatos de modelos de produção (SCCA C-Production), pilotando um BRE Datsun 240Z.

Nos anos de 1970, 1971 e 1972, estas vitórias nas corridas colocaram a Nissan no mapa do automobilismo esportivo americano, mostrando ao mundo que os modelos 510 e 240Z eram capazes de desafiar marcas europeias de grande categoria, como Alfa Romeo e BMW. Na época, os modelos Datsun pilotados por Morton exibiam as cores vermelho, branco e azul da Brock Racing Enterprises, a clássica harmonia de cores que deu origem a inúmeros BRE 510s nos Estados Unidos.

A popularidade e sucesso de Morton como um talento da Nissan foram muito além da BRE. Aproximadamente 15 anos depois, o piloto entrou para o programa Nissan GTP ZX-Turbo, sancionado pela IMSA (Associação Internacional de Esportes a Motor). Dividia um carro com o companheiro de equipe Geoff Brabham, em 1988, quando enfrentaram os poderosos Porsche 962 e venceram em circuitos desafiadores, como Road America e Watkins Glen. Depois, em 1994, Morton alavancou seu legado nas competições ao se juntar aos companheiros de equipe Steve Millen e Johnny O’Connell, quando venceram as 12 Horas de Sebring pilotando um Nissan 300ZX GTS, que foi seguida por uma vitória na categoria (e um 5º lugar na classificação geral) nas 24 Horas de Le Mans.
 
FONTE: Assessoria de Imprensa

Veja mais notícias