A liberdade financeira representa uma grande meta para quem deseja uma vida fundamentada em autonomia e estabilidade, incluindo estabilidade econômica.
Embora algumas pessoas optem por viver fora das convenções sociais ou perseguir objetivos que não exigem grandes recursos financeiros, a maioria de nós segue um caminho de vida em que investir faz parte do cotidiano para prosperar.
Na verdade, cada um de nós deseja fazer as pazes com as finanças, tanto para o nosso próprio bem-estar como para o da nossa família.
Mas já nos perguntamos se estamos realmente buscando a liberdade financeira de forma consciente? Por exemplo, na hora de comprar um carro, você prefere o financiamento com juros que saem do seu controle ou uma compra planejada com o consórcio? As suas decisões impactam na sua qualidade de vida e, convenhamos, isso você já deve saber.
Confira este artigo e saiba mais!
O que liberdade financeira tem a ver com o consórcio? Entenda!
O conceito ‘’liberdade financeira’’ vai além de ganhar muito dinheiro; trata-se de viver com conforto, sem preocupações com as contas do mês e com a possibilidade de realizar escolhas baseadas no que realmente importa para você.
Vamos refletir um pouco: como podemos realmente alcançar essa tal liberdade?
Existem vários fatores que podem tornar uma grande conquista mais distante. Desde a falta de um valor à vista até crédito negado pelo financiamento.
No entanto, nem todas as modalidades de compra exigem sacrifícios extremos ou habilidades especializadas. No consórcio, por exemplo, o que realmente importa é consistência, consciência e paciência.
Se conseguirmos cultivar estas três qualidades, as nossas chances de alcançar a independência financeira aumentarão notavelmente. De fato, educação financeira ao investir numa compra como a de um carro é liberdade financeira.
Para isso, exige disciplina, planejamento e escolhas inteligentes: bem vindo ao consórcio: um método de aquisição que incentiva o hábito de poupar e possibilita a conquista de bens sem recorrer a financiamentos com juros elevados.
Consórcio: o aliado perfeito para sua liberdade financeira
Quando se fala em pazes com as finanças, muitas vezes pensamos em grandes rendimentos ou em nunca mais precisar trabalhar. No entanto, a verdadeira liberdade financeira está mais próxima de algo essencial: o controle sobre o seu orçamento, basicamente sobre o que entra e sai da sua conta bancária.
No Brasil, o acesso a crédito é amplamente baseado em financiamentos que, embora práticos, vêm acompanhados de juros abusivos. Nesse sentido, a educação financeira entra como o alicerce e o consórcio como uma ferramenta para o alcance desse objetivo.
Sem um planejamento adequado, o que parecia ser a realização de uma grande conquista pode rapidamente se transformar em um pesadelo financeiro. Veja porque o consórcio é mais vantajoso:
Sem juros: o sistema é conhecido pela ausência de juros. Enquanto financiamentos aplicam juros que podem dobrar o valor total de um bem ao longo do contrato, o consórcio opera de maneira diferente;
Taxa administrativa compatível com o plano de consórcio: não há juros, mas sim uma taxa administrativa. Consideravelmente mais baixa do que os juros aplicados em financiamentos, ser um consorciado é economizar na hora de comprar um carro zero km, pois o valor final do veículo não será dobrado, como acontece ao financiar;
Parcelas previsíveis: como as parcelas são definidas no início do contrato, você sabe exatamente quanto vai pagar, permitindo um planejamento financeiro elaborado;
Zero entrada obrigatória: o consórcio não exige um valor inicial para participar, o que o torna acessível para quem ainda não possui uma reserva financeira.
Uma das lições mais valiosas da educação financeira é o planejamento, e o consórcio incentiva essa prática. Ao aderir a um grupo, você está se comprometendo a poupar regularmente, o que promove disciplina financeira.
Ao fazer isso, você sentirá todas as áreas da sua vida financeira impactadas. Você aprende a priorizar, a gerir melhor suas despesas e a evitar gastos impulsivos.
Além disso, o consórcio incentiva uma mentalidade de planejamento de longo prazo, algo fundamental para a liberdade financeira.
O autofinanciamento como pilar da liberdade financeira
Mas como é que pode existir um sistema de aquisição sem juros e sem entrada? Vamos te explicar, pois não se trata de um golpe, essa é a mais pura realidade dos participantes dessa modalidade.
O consórcio pode ser entendido como uma forma de autofinanciamento. Em vez de depender de um banco ou instituição financeira que aplica juros sobre o valor emprestado, você participa de um grupo onde os recursos são acumulados coletivamente.
Esse modelo permite que você seja o principal responsável por sua aquisição, o que traz uma série de benefícios:
Independência financeira: você não depende de crédito aprovado ou análise de score para participar do consórcio, como acontece em financiamentos.
Controle financeiro: o autofinanciamento elimina o risco de endividamento excessivo, já que você está investindo o seu dinheiro de forma planejada.
Este sim é um aliado em diferentes momentos da vida, o consórcio de veículos, como o oferecido pela Nissan para os modelos mais vendidos do mercado, é mais do que uma decisão financeira; é uma demonstração de que você entende a importância do planejamento e está disposto a seguir um caminho mais sustentável para comprar carros.
Faça uma simulação no Consórcio Nissan e conquiste a liberdade financeira!
Educação financeira é mais do que entender números; é sobre fazer escolhas conscientes. Para acompanhar você nas melhores decisões, um método de compra que coloca esses princípios em prática é o consórcio.
No Consórcio Nissan, os modelos disponíveis como o Kicks, Versa, Sentra e Frontier estão à sua espera, sem que você precise entrar em dívidas para conquistá-los.
Pronto para alcançar a liberdade financeira? Simule e encontre um plano que combina com os seus objetivos.