Consórcio e financiamento são duas linhas de crédito que possuem como temática a compra de bens de alto valor. É claro que, por se tratarem de investimentos diferentes, um pode ser mais benéfico que o outro em certos momentos. É neste sentido que entra a principal questão: qual deles escolher?
A gente sabe que a decisão pode ser difícil, afinal, os dois investimentos possuem prós e contras que devem ser considerados.
Se quer comprar um carro novo, mas antes deseja entender como os dois sistemas funcionam, vamos explicar em detalhes qual é a diferença entre o consórcio e o financiamento. Continue a leitura e confira!
Consórcio e financiamento: como funcionam?
Consórcio e financiamento são duas opções que têm como principal objetivo comprar um bem com preço significativo. Para entender melhor os dois sistemas, aqui vai um conceito básico de como ambos operam:
O consórcio é uma linha de crédito que consiste na formação de um grupo no qual as pessoas possuem o mesmo interesse. Trata-se de um investimento cuja aquisição pode levar alguns meses para acontecer, já que o planejamento financeiro é a base do programa. Ou seja, você precisa se organizar financeiramente para, mais tarde, conquistar o seu objetivo.
O financiamento, por outro lado, se refere a uma espécie de empréstimo bancário, no qual a pessoa recebe o montante necessário para comprar um carro zerado, por exemplo, sob a pena de algumas multas e penalizações. Você pode receber o valor necessário na hora, mas terá que pagar juros por ele.
Abaixo, explicamos detalhadamente quais são as principais diferenças entre consórcio e financiamento. Confira!
Mas, afinal, qual a diferença entre consórcio e financiamento?
As diferenças entre o consórcio e o financiamento são muitas. Embora tenham o mesmo objetivo, a forma como operam são completamente distintas.
No consórcio, você se junta a um grupo no qual as pessoas têm o mesmo objetivo que você. Digamos que o objetivo seja comprar um carro da Nissan. Juntos, vocês formam um fundo comum e alimentam a poupança compartilhada mensalmente. Mais tarde, o valor investido será usado para contemplar todos os participantes.
Para evitar desistências, o consórcio criou duas dinâmicas obrigatórias conhecidas como sorteios e lances, que juntos contemplam mais de um consorciado em todos os meses. Ao ser contemplado, você recebe uma carta de crédito que viabiliza a compra à vista do automóvel sem que precise pagar juros exorbitantes por ele.
Tudo é feito do seu jeito: você define o prazo de encerramento das atividade e o valor fixo das parcelas, basta conversar com a administradora em questão.
Com o financiamento, por outro lado, você pode receber o montante necessário no mesmo momento, no entanto, para isso, será necessário cumprir com alguns requisitos como ser maior de idade, comprovar renda e ter o nome limpo. Caso o empréstimo seja aprovado, você deverá pagar taxas de juros sobre o valor financiado, sob pena de perder o carro que comprou em caso de não pagamento das parcelas.
Outro ponto a considerar sobre o financiamento é: se você não der um valor de entrada para amortizar os juros, as taxas serão ainda maiores, podendo chegar a 10% por mês.
Isso significa que, para decidir entre consórcio e financiamento, é necessário pensar muito e se planejar também. Ambos os investimentos possuem vantagens e desvantagens e, para escolher um deles, é necessário fazer uma avaliação sobre o seu estilo de vida, necessidades e preferências.
Quando aderir ao consórcio?
Bem, agora que você já sabe como o consórcio e financiamento funcionam, vamos ao que interessa: existe um momento oportuno para aderir ao consórcio? E a resposta é sim!
De acordo com dados da ABAC, o sistema de consórcio cresceu muito nos últimos anos porque as pessoas querem se planejar e conquistar seus bens sem taxas exorbitantes e sem imediatismos. É com base nisso que a gente consegue chegar à resposta de quando o investimento é viável:
Quando tem em mente qual é o bem que deseja comprar e qual o valor que estará disposto a pagar por ele;
Quando não for um problema aguardar alguns meses até que receba a carta de crédito;
Quando tem o planejamento financeiro como base de suas conquistas;
Quando as taxas de juros não são uma opção;
Quando quiser fugir das burocracias do financiamento;
Quando tem o plano de conquistar o automóvel novo em um prazo estipulado, e, não, imediatamente.
Dentro dessas hipóteses, é possível considerar o consórcio de veículos e abrir mão de outras linhas de crédito mais burocráticas, como o financiamento e/ou o empréstimo.
Se ficou interessado no programa, não perca mais tempo. Conheça e faça parte do Consórcio Nissan!
Em dúvida entre consórcio e financiamento? Vá de Consórcio Nissan!
Administrado e fiscalizado pelo Bacen (Banco Central do Brasil), o Consórcio Nissan está há mais de 20 anos no mercado realizando sonhos como o seu. Seja para trocar o veículo atual ou comprar o primeiro carro, temos os melhores planos para dar início a realização do seu grande objetivo!
É tudo rápido, prático e sem burocracia. E, o melhor, do seu jeitinho. Você encontra planos que se adequam ao seu orçamento financeiro e não precisa se preocupar com taxas que encarecem o valor do produto final.
O Consórcio Nissan entende do assunto e está sempre pronto para tirar dúvidas e esclarecer o programa. Pode sonhar que a gente realiza!