Vale a pena pegar um empréstimo para quitar dívidas?

Empréstimo para quitar dívidas: vale a pena? Saiba por que o consórcio é a melhor escolha: sem juros e com planejamento financeiro.

Vale a pena pegar um empréstimo para quitar dívidas?

Você já sentiu que, ao tentar sair do buraco financeiro, acabou cavando outro ainda mais fundo? Pois é assim que muitas pessoas se sentem ao optar por um empréstimo para quitar dívidas. 

A promessa de alívio rápido vira cobrança com juros altos, e o que era solução temporária se transforma numa nova prisão. Afinal,  mais cara, mais longa e bem mais angustiante.

Neste artigo, vamos discutir se realmente vale a pena pegar um empréstimo para quitar dívidas. Ou será que existe um método equilibrado de reorganizar suas finanças, por exemplo, investir em um consórcio?

Confira! 

O que está por trás de pegar empréstimo para quitar dívidas? 

À primeira vista, vale a pena pegar um empréstimo para quitar dívidas. Até porque, é sedutor imaginar todas as pendências resolvidas em um só pagamento. 

No entanto,o que não se fala tanto é que, muitas vezes, essa “solução” apenas troca dívidas múltiplas por uma só, agora concentrada, com juros altíssimos, e que pode consumir boa parte do seu orçamento mensal.

A sensação de alívio é passageira. A realidade, não.

Empréstimo para quitar dívidas: como ficam os juros?

O juro do cartão gira em torno de 400% ao ano. Já o do cheque especial passa dos 120%. Em comparação, pegar um empréstimo com taxa de 40% ao ano parece uma pechincha. Mas será mesmo?

Mesmo as chamadas “taxas baixas” ainda representam um custo enorme. É como se você comprasse a mesma dívida duas, três, quatro vezes. 

Então, a pergunta vale a pena pegar um empréstimo para quitar dívidas vira: até que ponto estou disposto a pagar mais para resolver agora o que poderia planejar?

Empréstimo para quitar dívidas ou reeducação financeira? Escolha o que é melhor para você

Se você tem problemas com organização financeira, talvez a grande questão não esteja só na dívida, mas na forma de lidar com ela. 

Infelizmente, as pessoas acreditam que vale a pena pegar um empréstimo para quitar dívidas porque ainda não aprendeu a planejar compras, fazer escolhas mais conscientes ou esperar o momento certo de consumir.

A solução, então, não está apenas no pagamento, mas na reeducação financeira. E é aí que entra o consórcio. Antes de decidir se vale a pena pegar um empréstimo, pense: você quer apagar incêndio ou construir um futuro resistente?

O consórcio é uma ferramenta de consumo consciente. Ao contrário do crédito instantâneo, ele exige paciência, planejamento e foco. Você não entra no automático da dívida; você escolhe o caminho da organização. 

Muitos brasileiros vivem o chamado “efeito bicicleta”: pedalam para não cair. Ou seja, pegam empréstimo para pagar dívida, fazem nova dívida para pagar empréstimo... e segue assim, sem sair do lugar.

Esse ciclo vicioso nunca termina com um empréstimo. Mas pode ser rompido com planejamento. Quem opta por um consórcio assume o protagonismo da própria vida financeira. E isso vale muito.

Prepare-se para mudar de vida, pois esse processo transforma a forma como você se relaciona com o dinheiro.

Veja quando não vale a pena pegar um empréstimo para quitar dívidas

Existem sim casos pontuais em que vale a pena pegar um empréstimo para quitar dívidas, como quando você tem dívidas caras e consegue um crédito mais barato com prazo curto. 

Mas, para a maioria das pessoas, não vale simplesmente porque não há mudança de comportamento. A dívida volta. E volta maior. Ou seja, se você não muda a raiz do problema, trocar de credor é só uma ilusão de alívio.

Outro argumento comum: vale a pena pegar um empréstimo para quitar dívidas e limpar o nome. De novo, depende. Seu nome fica limpo, mas a dívida continua existindo, agora com outra “cara” e mais cara. O que você precisa mesmo é resgatar o equilíbrio.

E o consórcio pode ser o ponto de virada: ele não exige nome limpo para participar e, com disciplina, você estrutura seu orçamento e conquista seus bens com consciência.

Esqueça o empréstimo para quitar dívidas e conheça o Consórcio Nissan!

O Consórcio Nissan é a melhor alternativa para sair das dívidas com planejamento. Com esse método de compra, você não paga entrada, não se estressa com juros e compra um carro 0km com parcelas previsíveis. 

Enquanto você reorganiza sua vida financeira, ainda tem a possibilidade de ser contemplado e realizar seus planos sem endividamento.

Mais que uma solução, é um caminho sustentável. Em vez de correr atrás de alívio imediato e juros altos, experimente olhar para o longo prazo. 

Com o Consórcio Nissan, você aprende a construir patrimônio sem se perder em dívidas e ainda conquista seu novo automóvel com consciência financeira.

Faça uma simulação e aproveite as vantagens do consórcio!

Assistente Virtual
Conectando...